CFTV

O Circuito Fechado de TV é sistema de monitoramento interno, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens através de monitores assim como realiza a gravação desses registros.

O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. No entanto vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.

Sistema de Câmeras HD

A sigla HD significa em inglês high definition, ou, traduzindo, alta resolução. Portanto, esse tipo de câmera possibilita a captura de imagens mais bem definidas, em 720p.

Qualidade da imagem: As imagens em HD têm resolução e nitidez superiores à qualidade das mídias em DVD, exibindo 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, essa configuração resulta em algo em torno de um milhão de pontos formando a imagem na tela.

Facilidade de instalação: As câmeras HD são uma excelente opção para quem tem um sistema de vigilância com câmeras analógicas fazer um upgrade. Isso porque essas câmeras usam o mesmo tipo de cabeamento. Dessa forma, seu sistema CFTV, (circuito fechado de TV) que se utiliza de cabos coaxiais pode ser melhorado com um conjunto de câmeras de alta definição.

Gravação de imagem: Por padrão, a gravação em DVR ocorre no modo Stand Alone, por meio de armazenamento em sistema com discos rígidos. Lembrando que quanto maior a resolução da imagem capturada maiores deverão ser as capacidades de armazenamento dos HD’s.

Sistema de Câmeras IP

As câmeras IP, ao contrário das câmeras analógicas, criam dados digitais em pixels e podem ser ligadas de forma direta à rede do usuário, podendo, dessa maneira, receber e enviar dados de acordo com a largura da banda dessa rede.

Qualidade de imagem: Em relação à qualidade das imagens conseguida por meio das câmeras IP, temos um grande salto qualitativo em relação às tecnologias de monitoração analógicas. Entretanto, as imagens capturadas com as câmeras IP não costumam passar de 3 megapixels.

Facilidade de instalação: Como são conectadas à rede de internet e transmitem dados por meio do Wi-Fi, será preciso apenas o cabo de energia para pôr a câmera IP em funcionamento. Isso por si só representa uma grande facilitação na instalação, pois não há a necessidade do cabeamento para transmissão de dados.

Gravação de imagem: Como as câmeras para monitoração não capturam áudio, apenas o vídeo, a gravação de dados nesses casos costuma ser simplificada. Entretanto, para gravar o conteúdo capturado pelas câmeras IP, o usuário necessitará de um equipamento chamado NVR, ou Network Vídeo Recorder. Trata-se de um gravador digital em rede que basicamente consiste em um software para captura de vídeo que armazenará os dados em uma mídia física.